quinta-feira, 3 de maio de 2012

Amar ao Próximo

´´E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor,teu Deus,de todo o coração,de toda a tua alma e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo,semelhante a esse é: Amarás o teu próximo como ama a ti mesmo. Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas``


  Nos tempos atuais,o individualismo e o egoismo tem dificultado e até impedido essa forma de amor.
Mas quem é nosso próximo?
Nosso próximo é aquele a qual podemos ajudar,como fez o samaritano que cuidou do viajante semi-morto a beira do caminho:


 ´´Jesus disse: - Um homem estava descendo de Jerusalém para Jericó.No caminho alguns ladrões o assaltaram,tiraram a sua roupa,bateram nele e o deixaram semi-morto.Acontece que um sacerdote estava descendo por aquele mesmo caminho.Quando viu o viajante,tratou de passar pelo outro lado da estrada. Também um levita passou por ali.Olhou e também foi embora pelo outro lado da estrada.Mas um samaritano que estava viajando por aquele caminho chegou até ali.Quando viu o homem,ficou com muita pena dele.Então chegou perto dele,limpou os ferimentos com azeite e vinho e em seguida o enfaixou.Depois disso o samaritano o colocou em seu próprio animal,levou-o para uma pensão e cuidou dele.`` Lucas 10:30-34


  O nosso próximo é um familiar,que mora conosco ou que mora longe.O cuidado com a família é prioritário,é preciso que os pais amem os filhos e que os filhos amem os pais.É preciso que as esposas amem seus maridos e que os maridos amem suas esposas. Jesus quer salvar toda a família.


 ´´Porém aquele que não cuida dos seus parentes,especialmente dos da sua própria família,negou a fé e é pior do que os que não creem`` 1 Timóteo 5:8


  O nosso próximo é os irmãos em Cristo.Na igreja local,temos a oportunidade de exercitar o amor mútuo.Amar parcialmente não é amar como Cristo nos ama,pois o amor é a principal característica do cristão.


  ´´Agora que vocês já se purificaram pela obediência a verdade e agora que já tem um amor sincero pelos irmãos na fé,amem uns aos outros com todas as forças e com um coração puro`` 1 Pedro 1:22


  O próximo é nosso vizinho,nosso colega de escola,do trabalho.
  Nosso próximo é um carente excluído social.Para estes,não devemos somente amar com as boas palavras e sim também com obras,prestando-lhe socorro imediato e mais adiante,levando-os para o convívio social.Pois nós não estamos falando de um evangelho exclusivamente social e sim de um evangelho que transforma a vida de um ser humano por completo e esse é o maior desafio do amor.


  Infelizmente nos dias atuais,existem muitos crentes que odeiam seus irmãos,Jesus já havia prevido isso:
  
  ´´nessa época,muitos vão abandonar a fé e odiar uns aos outros``  Matheus 24:10


   João adverte ´´Qualquer que aborrece seu irmão é homicida.E vós sabeis que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna`` 1 João 3:15


  Quem se diz crente mas deixa dominar-se pelo ódio ou amargura por algum de seus irmãos,não é filho de Deus pois Deus é amor.


  Portanto,amemos uns aos outros como Cristo nos amou,ajudando os necessitados,orando pela vida dos enfermos,evangelizando e falando do amor de Cristo para os mundanos,tratando com carinho nossos irmãos na fé e cuidando e zelando por nossa família!


Que a paz do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês!



By Wallace



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente construtivamente! :)